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Violet Clouds

Acerca de reduzir, reciclar e reutilizar.

Antes de mais nada, aviso que estou super contente pelo simples facto de que a minha prenda do Pai Natal Secreto finalmente chegou ao seu destino! Quase que era Natal outra vez, mas já lá está e é o que importa. ♥

 

Agora, acerca do ambiente.

Tenho deambulado bastante em pensamentos acerca de todo este tema ecológico que se faz ouvir por toda a parte. E acho muito bem - a situação é mesmo muito má. E já tinha agendado algures em dar o meu parecer sobre isto cá pelo blog mas faltam as palavras, a vontade e a oportunidade nos últimos tempos. A verdade é que sempre tive um dedo verde e quando falei acerca de mudar de casa há, sensivelmente, uns cinco meses atrás, uma das coisas que quis começar imediatamente a fazer foi reciclar. Por muito que já o fizesse sozinha, não era uma regra instituída  na casa dos meus avós, mesmo depois de inúmeras discussões.

Lamento entretanto dizer que me fui desapontando bastante com todo este processo.

Logo na altura em que decido revirar todos os meus pertences e saber o que fazer com eles, os ecopontos da minha zona foram todos queimados. E não culpo a Amarsul por não voltar a repô-los - cada vez que o faziam, eram novamente queimados após algumas horas. Infelizmente, para poder prosseguir com a reciclagem tenho de juntar um bom monte de lixo e só depois é que o carrego para um ecoponto que está a 1km da minha casa, ainda inteiro porque a área é vigiada pela PSP.

No entanto, e depois de ler os posts da Just_Smile que tem falado sobre pontos bastante importantes acerca das nossas vidas e como podemos ser melhores para o mundo, voltei a ponderar a situação. Fui da geração que levou anos inteiros a ver a mini-série do Verdocas, os anúncios e as campanhas da Sociedade Ponto Verde, a levar horas intermináveis de apresentações para nos sensibilizar acerca da questão e, como a Just disse e muito bem, não parece ser o suficiente agora. Também não fazia ideia que a maior parte do que mandamos para a reciclagem é descartado (se assim é, para que são os avisos na parte de fora dos contentores?). E por muito que esteja a tentar instaurar uma política de redução, reutilização e reciclagem num ambiente meu, é um bocado chato fazê-lo a partir de um outro ambiente previamente acumulador, embora essa seja a motivação principal para fazer toda uma limpeza geral. E hoje calhou-me, especificamente, uma situação com os mais novos.

Se é que os meus posts sirvam de alguma coisa, quero deixar uma palavra como explicadora:

Eu sei que é super giro ir aos hipermercados e papelarias com os mais novos para toda uma renovação de material escolar, prontinhos para começarem o ano letivo com boas vibes e cadernos da moda. Jasus, eu sou a louca das papelarias, eu obviamente que compreendo isso bem demais. E não posso falar muito acerca dos miúdos da primeira classe, que estão mesmo a começar e podem nem sempre ter o material de irmãos ou primos mais velhos. Mas, na minha opinião, já é um passo muito grande que tomam com os vossos mais novos se iniciarem uma sensibilização já a partir deste ponto. Afinal de contas eles levam a maior parte da vida deles na escola e dependem muito deste material. Portanto, antes de levarem os vossos filhos às compras (ou se forem vocês a fazê-lo sozinhos) verifiquem sempre antes se existe alguma coisa de anos anteriores, pertences antigos de irmãos ou primos (ou mesmo vossos, todos andámos na escola e temos ainda sobras do nosso material escolar). Vejam se é mesmo necessário comprar todo um pack de réguas de plástico quando a criança só vai usar uma ou duas ou se é mesmo preciso comprar uma caixa de lápis de cor nova só porque eles perderam/gastaram um ou dois do pack de 24 ou 48 do ano passado. Não se pode fazer muito quanto aos cadernos, mas que tal ensinarem os vossos filhos a usarem as folhas que sobram dos cadernos do ano passado para resumirem a matéria do ano letivo corrente ou fazerem exercícios?

Se a mochila ainda estiver em bom estado (que é o que acontece na maioria das vezes) para que é que vão comprar mais uma, se podem lavá-la e reutilizá-la mais um ano ou dois? Vejo n miúdos a acumularem mochilas quando saem do ensino secundário e a deitá-las fora, quando podiam tê-las usado ou passado para os mais novos ou necessitados.

Eu sei que há material que tem de ser renovado de um ano para o outro, e podem usar esse argumento para presentearem a pequenada com coisinhas novas que os vão alegrar bastante. Mas quanto ao que pode ser reutilizado, experimentem dar um novo ar às mochilas e estojos, aos dossiers. De certeza que há artigos espalhados pela casa que podem ser úteis para dar um novo aspeto ao que é antigo.

E acima de tudo, expliquem-lhes por quê. Falem com as crianças e sejam claros sobre o assunto. Expliquem-lhes que desta forma eles estão a ajudar o ambiente e não fazem tanto lixo, que estão a ajudar o mundo a ser melhor e mais limpo. Se eles não quiserem ir pelas famosas "secas", contem-lhes as consequências que vieram por nós não termos tido cuidado suficiente. Contem-lhes que por esta altura do ano, a primavera era linda, solarenga e amena. Que o verão começava em junho e terminava em setembro. Que o calor não se extendia até à altura de fazer a árvore de Natal, como o ano passado. Que estamos a danificar tanto o planeta que a pouco e pouco, a terra está a ser engolida pela água que cada vez aumenta mais, porque os glaciares estão a derreter. Que existem cidades inteiras debaixo de água, construídas há anos atrás.

Por outro lado, motivem-nos a cuidar das suas coisas e a preservarem aquilo que guardam. Deixem-nos comprar algo que eles gostem e que não passe de moda de um ano para o outro. Mostrem-lhes que com uma combinação de cores ou uns autocolantes, um caderno preto fica super bonito. E daqui, sem sabe, eles tomem o gosto por uma vida mais leve, mais limpa e rodeados do "pouco" que eles apreciem e do essencial.

Há todo um leque de prós a sair daqui: acumula-se menos material em casa de um ano para o outro, poupam imenso dinheiro nas compras escolares (que já é caríssimo), mandam-se menos coisas para o lixo e até existe a possibilidade de criar conversa entre mais novos e mais velhos, que é algo que falta tanto hoje em dia. Ora imaginem que há por casa algum compasso ou régua que podem passar aos pequenos que suscitem boas memórias dos vossos tempos de escola. As perguntas que virão daí. Parece que não mas é uma oportunidade de se conhecerem usn aos outros, de mostrarem as diferenças entre gerações, quiçá o motivo de haver alguma assinatura a caneta permanente numa caixa ou numa das pontas, ou até mesmo alguma parvoeira escrita. Todos estes vestígios contam histórias e deixam marcas.

Há que saber guardar as que nos fazem bem e reduzir aquelas que podem acabar com a nossa vida no planeta.

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